Share

Redes móveis do Brasil não são ideais para games, comprova pesquisa

O Brasil ocupa uma posição mediana em uma pesquisa da empresa de análise de conexões móveis OpenSignal, que avaliou a experiência com jogos para celulares em 100 países. Dentre os países da América do Sul, contudo, o Brasil se destaca.

O estudo analisou games de diferentes gêneros, como Battle Royale, jogos esportivos e MOBA (Multiplayer Online Battle Arena). Foram feitas 128 bilhões de avaliações, realizadas em mais de 37 milhões de aparelhos, entre outubro de 2019 e janeiro deste ano.

O estudo tenta quantificar o impacto das diferentes conexões na experiência dos usuários e como problemas de redes móveis (4G e 5G) podem afetar o desempenho dos jogadores nos games online. Para determinar os resultados, foi desenvolvido um método que avaliou itens como a experiência que os usuários têm numa partida, qualidade da rede no país e como os aplicativos reagem a diferentes conexões móveis.

Publicidade

Utilizando essa metodologia, foi aplicada a seguinte escala de pontuação:

De 0 a 40: muito fraco

40 a 65: fraco

Publicidade

65 a 75: razoável/bom

75 a 85: muito bom

85 a 100: excelente

De acordo com esse ranking, o país campeão em experiência multiplayer em jogos mobile foi Singapura, com a pontuação de 85,5. Em segundo lugar aparece a Holanda, com 85,4, seguida pelo Japão, que tem 85,3.

O Brasil, juntamente com o Uruguai, foram os dois únicos países das Américas do Sul e Central que figuraram no ranking como “razoável”. Os demais países da região acabaram se enquadrando na categoria “fraco”.

A pontuação brasileira foi 65,4, no limite entre “razoável” e “fraco”. Ainda assim, o país ficou acima da média de toda a região, que é de 54,8, mas abaixo do Uruguai, líder do ranking regional com 72,5. Na comparação global, dentre os 100 países analisados, o Brasil ocupa a 53ª posição.

Com essa posição, o Brasil marcou a pontuação mais baixa na categoria razoável. Isso mostra que os usuários têm experiência mediana, tendo a maior parte deles observado um pequeno delay entre as ações que executam e o que aparece nos games.

Via: UOL

Categorias