Em 2020, não se pode falar em marketing digital sem considerar as redes sociais. Afinal, foi por meio deles que muitas empresas novas conseguiram atingir um número inimaginável de pessoas. E como falar de redes sociais sem considerar o crescimento recente? Sim, estou falando sobre o Instagram.
Diga-me: você ainda quer saber como aproveitar ao máximo o Insta para atrair clientes em potencial para o seu negócio? Então, por favor, continue lendo e confira minhas 14 dicas especialmente para quem deseja atingir esse objetivo.
1 – Primeiro pense sobre sua identidade
Muitas pessoas ainda ignoram essa etapa básica. Mas a verdade é que ao usar o Instagram, sua primeira consideração é a sua identidade, incluindo os efeitos visuais.
Para se destacar da multidão, você precisa diferenciá-lo de outros perfis, e os posts que você publica todos os dias se destacam entre os milhões de outros Instagram. Não há nada no feed do público que passe despercebido, e as pessoas precisam perceber imediatamente que a postagem foi escrita por você.
Sim, de fato, embora ter um Instagram padronizado seja ótimo, você precisa ser flexível para testar, criar e encontrar a melhor maneira de se comunicar com seu público.
2 – Dê atenção especial a seu perfil
Essa técnica parece boba, mas infelizmente não é. Ao contrário, é comum encontrar nas redes sociais perfis de empresas que não fornecem dados importantes ao público.
Se o seu perfil estiver incompleto, vá para as configurações imediatamente e digite o que você acha que é mais importante para seus seguidores.
Um exemplo de uma boa utilização desse método é atualizar o link do seu currículo com base na chamada para ação de uma determinada postagem.
Esse tipo de rotação de links em seu currículo pessoal é ótimo, principalmente se sua marca tiver menos de 10.000 seguidores no Instagram, e por isso, por exemplo, você ainda não consegue colocar links em Histórias.
3 – Tome cuidado com as imagens
Ao escolher imagens para postar no Instagram, seja interessante. Não só em termos de qualidade, mas também em termos das diferenças que mencionamos anteriormente.
Pense cuidadosamente sobre as imagens que você acha que causarão mais engajamento do público. O que seu personagem deseja encontrar ao visitar o Instagram? Responda a esta pergunta e tudo ficará mais fácil.
Além disso, ao fotografar, considere a luz, cor, plano de fundo, ângulo e foco. Em qualquer caso, você pode até usar filtros para transmitir a imagem da sua marca. Aprenda a usar esta oportunidade.
Só não deixe que pequenos detalhes atrapalhem seu trabalho diário. O mais importante é que o conteúdo que você posta seja relevante para seu público.
Existem muitos influenciadores digitais que prestam atenção especial à “alimentação”, mas isso está longe de ser uma exigência legal. Tudo depende de seus objetivos, principalmente de seu público.
Lembre-se também de que as pessoas estão se conectando nas redes sociais. Contanto que você tenha um “perfil empresarial”, deixe claro que sua empresa é composta por pessoas.
Em outras palavras, seu dia a dia deve ser impresso em uma imagem. Portanto, além de divulgar o conteúdo, considere também cliques nos bastidores, eventos, viagens, comemorações, locais de trabalho… Use sua criatividade para tornar o Instaram mais atraente.
4 – Seja criativo na descrição dos posts
Como o Instaram é uma rede totalmente visual, descobrimos que muitas empresas subestimaram a descrição de suas postagens. É errado focar apenas em imagens, uma boa descrição pode fazer a diferença no engajamento da publicação.
Além de criar suas próprias descrições, você também pode curtir citações e música, fazer conexões, inserir emoticons e usar a linguagem com a qual seu público está acostumado. Divirta as pessoas e transmita sua mensagem com uma atitude bem-humorada.
5 – Ajude o seu perfil a aparecer
Se você deseja aumentar a influência de suas postagens e perfil, você precisa saber que existem maneiras de fazer mais pessoas ver…
Tenha cuidado ao escolher as palavras que compõem a hashtag. Além de estarem relacionados ao assunto da foto, eles também devem usar a linguagem falada pelo público. Isso torna mais fácil para as pessoas realmente importantes encontrarem você.
Outra opção valiosa para considerar quando chegar é indicar o local. Portanto, quando alguém visita ou quer saber mais sobre um lugar, pode chegar até você.
Além disso, se você tiver uma organização física, o local será útil para mostrar às pessoas como chegar lá. Em outras palavras, é sempre eficaz.
Para que a “hashtag” e a “localização” tenham efeito, você deve saber que seu perfil deve ser “público”. Para fazer isso é muito simples, basta visitar as configurações do seu perfil e desmarcar a opção “Conta privada”.
Por falar em configurações, para obter acesso a alguns dados importantes sobre o seu negócio, outra ação básica que você deve realizar é alterar o tipo de conta. Para fazer isso, clique no ícone “engrenagem” e em “Mudar para o perfil da empresa”.
Espero que você tenha gostado desse artigo, até a próxima leitura no site TTecnologia!