O Pix, sistema de pagamento eletrônico do Banco Central, revolucionou a forma como transferências financeiras são realizadas no Brasil.
Com a transferência instantânea de recursos entre contas, sem restrições de horário e disponível em todos os dias da semana, o Pix rapidamente se tornou mais popular do que os tradicionais cartões de crédito e débito em todo o país.
Hoje, temos o Pix em todo tipo de estabelecimento físico e online. No entanto, mesmo com a popularidade do Pix, muitos usuários ainda possuem dúvidas sobre a possibilidade de cancelar um pix após realizá-lo, e de como estornar um Pix em caso de golpe.
Como cancelar um Pix após realizado? É possível?
Uma das principais preocupações dos usuários é a possibilidade de cancelar um Pix após o envio do dinheiro que acontece em tempo real.
E justamente pelo fato das transações ocorrem em um piscar de olhos, não é possível cancelar um Pix depois que o dinheiro sai da conta do pagador.
No entanto, para lidar com situações de fraude, o Banco Central implementou, em novembro de 2021, um mecanismo de segurança chamado Mecanismo Especial de Devolução (MED).
Mecanismo Especial de Devolução (MED): O que é e como funciona
O Mecanismo Especial de Devolução (MED) do Pix, é um recurso que facilita, e permite aos usuários solicitarem a devolução de valores em transações realizadas por meio do sistema de pagamentos instantâneos Pix.
Ele foi criado com o objetivo de garantir e facilitar as devoluções em casos de fraudes, transações indevidas, não autorizadas ou com problemas técnicos, proporcionando uma experiência mais tranquila aos usuários.
Para registrar o pedido de devolução na sua instituição, você tem até 80 dias da data em que você fez o Pix, quando você for vítima de golpe, fraude ou crime. Funciona da seguinte maneira:
- Você abre uma reclama na sua instituição utilizada para fazer o Pix;
- Se for identificado que seu caso se enquadra no MED, os fundos transferidos para o recebedor do Pix são temporariamente bloqueados na sua conta.
- O caso será analisado pela instituição em até 7 dias. Se chegarem a conclusão de que não foi uma fraude, o recebedor terá os recursos desbloqueados. Se existir fraude, em no máximo 96 horas você receberá o seu dinheiro de volta (integral ou parcialmente).
Além disso, o MED também é aplicável em situações de falhas operacionais no ambiente do Pix da sua instituição financeira, como ocorrências de transações duplicadas. Nesses casos, a instituição realiza uma análise para verificar a existência da falha e, se confirmada, o reembolso do valor ocorre em um prazo máximo de até 24 horas.
Fiz um Pix para pessoa errada e agora?
Se você cometeu um erro ao digitar a chave do Pix e acabou enviando para a pessoa errada, saiba que nem tudo está perdido.
Como falado anteriormente, não é possível cancelar um Pix, no entanto, o Banco Central sugere que você negocie o reembolso com a pessoa que recebeu. Nesse caso, mantenha a esperança de que o destinatário tenha boa vontade.
Caso seja necessário, você pode entrar em contato com a instituição financeira para a qual o Pix foi enviado, buscando alguma forma de intermediação. Apresentando o comprovante da transferência, o banco receptor pode prestar assistência. No entanto, se a pessoa se recusar a devolver o valor mesmo assim, será necessário recorrer à Justiça.
Caiu no golpe do PIX? Como recuperar o dinheiro roubado
Se você foi vítima de golpe, fraude ou falhas operacionais, você pode recorrer ao MED (Mecanismo Especial de Devolução). A boa noticia é que todo banco que possui a função Pix, é obrigado a ter esse mecanismo.
O primeiro passo é entrar em contato imediatamente com a instituição financeira que foi realizado o pix e explicar o que aconteceu para realizar o bloqueio da conta do destinatário. Para isso você pode usar um canal oficial de atendimento, como SAC, Chat ou Ouvidoria.
É provável que a instituição financeira solicite que você apresente o Boletim de Ocorrência (BO). Portanto, é importante registrar o incidente o mais rápido possível. Para agilizar esse processo, você pode acessar o site delegacia online do seu estado para criar um Boletim de Ocorrência Online.
Em seguida, o banco remetente do Pix solicita o estorno ao banco destinatário. Após uma análise de segurança, que ocorre em até sete dias úteis, o resultado é divulgado. Caso seja constatado um golpe, ou fraude o valor será devolvido a você.
Quanto tempo demora para estornar um Pix?
É comum ter dúvidas sobre o prazo para estornar uma transferência via Pix. No entanto, não existe um prazo fixo que se aplique a todas as situações, pois cada instituição financeira possui seus próprios tempos de processamento.
No caso do estorno do Pix por meio do Mecanismo Especial de Devolução (MED), pode levar algum tempo para reaver seu dinheiro. Isso ocorre porque cada instituição bancária tem alguns dias para analisar o caso e, em seguida, entrar em contato com as partes envolvidas.
Além disso, a instituição entrará em contato com o destinatário e informará um prazo para que ele apresente sua versão dos fatos.
No total, o seu banco tem até 10 dias para fornecer uma resposta com base na análise realizada. Se for constatado um golpe, fraude ou erro técnico, o reembolso deve ser realizado em até 24 horas.
É possível cancelar pix agendado?
Para cancelar um Pix já agendado, é muito simples, e você pode fazer diretamente pelo histórico de transações dentro do aplicativo de sua instituição financeira.
Basicamente você deve acessar o extrato, localizar e selecione o Pix agendado, e selecionar a opção de cancelamento disponível. Ao clicar nessa opção, o agendamento será cancelado e a transação não será executada na data programada.
Os pagamentos agendados são processados por volta das 6h do dia definido. Após esse horário, não é possível cancelar um Pix agendado para o mesmo dia. É importante solicitar o cancelamento antes das 6h para garantir que a transação seja interrompida com sucesso.
Caso você tenha realizado o pagamento antecipado através de Pix usando QR Code ou Pix Copia e Cola, não há necessidade de se preocupar. O Pix Cobrança não permite pagamentos duplicados para a mesma transação. Isso significa que, ao processar o pagamento novamente, o agendamento será automaticamente cancelado.
Entretanto, se você realizou o Pix utilizando uma chave Pix, o agendamento permanecerá ativo. Para cancelar o agendamento, basta seguir as orientações que foram mencionadas aqui.
Dicas para evitar problemas com Pix e possíveis transtornos
Certamente você já percebeu que, uma vez feito o Pix, pode ser complicado reaver o seu dinheiro de volta. Portanto, para evitar transtornos, confira abaixo algumas dicas valiosas para se prevenir em vez de remediar:
Escolha a chave pix mais adequada: Para transações de maior valor ou se você prefere evitar riscos ao enviar o seu dinheiro via Pix, o CPF é geralmente a opção mais segura. Além disso, utilizar uma chave aleatória, ou pix copia e cola como alternativa para evitar erros de digitação.
Revise os dados do recebedor: Se você não entendeu corretamente o Pix informado pela pessoa, não hesite em perguntar quantas vezes forem necessárias. Além disso, confira se o nome do destinatário está correto antes de confirmar a transação.
Passe seu Pix com calma: Para evitar que outras pessoas passem por situações complicadas, pronuncie seu Pix de forma clara e compreensível. Confirme com elas, o nome do destinatário que aparece após a mesma digitar a sua chave Pix.
Fez um Pix errado? Veja as melhores dicas para recuperar o seu dinheiro
Antes de finalizar esse artigo, fizemos um vídeo com dicas extras para você recuperar seu pix em caso de golpe, fraude ou envio errado. Assista abaixo:
Delegacia Online: Faça qualquer ocorrência com auxílio da ajuda da Delegacia Online pesquisando no google por “Delegacia online + Seu Estado”. Em seguida, acesse o site da Delegacia Online correspondente ao seu estado com o final gov.br.
Banco Central: Se existir omissão por parte da instituição financeira para resolver o seu caso, você pode fazer uma reclamação contra ela no Banco Centra pelo Fale Conosco.
Reclame Aqui: Caso esteja insatisfeito com o suporte oferecido pela instituição financeira e o seu problema ainda estiver pendente, buscando uma solução mais rápida, você também pode abrir uma reclamação no site Reclame Aqui.